Comissão de Ética e Defesa do Exercício Profissional

A Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) atua na defesa dos interesses dos seus associados, contribui com a formulação de políticas públicas que interessam à prestação de serviços de medicina intensiva, certifica os especialistas e contribui com programas de capacitação de profissionais de saúde para atuarem nas Unidades de Terapia Intensiva.

A valorização e o reconhecimento do profissional intensivista bem como da prática da medicina intensiva são essenciais para que se desenvolva um trabalho de excelência junto a pacientes graves. 

A Comissão de Ética e Defesa Profissional da AMIB, além de delinear estratégias e atuar para que haja valorização e reconhecimento do intensivista e da pratica da medicina intensiva, atua com a missão de delinear e executar estratégias que visem garantir uma prática segura e de qualidade da Medicina Intensiva para todos que dela participam, ou seja, para profissionais e pacientes.

Entre em contato com a Defesa Profissional por meio do e-mail defesaprofissional@amib.org.br 

Notícias Importantes sobre a Defesa Profissional: 

Justiça Federal reitera: só pode se anunciar como especialista o médico que concluiu Residência Médica ou passou em prova de título de sociedade de especialidade


Defesa Profissional
  • Presidente
    Residência em Medicina Interna e em Medicina Intensiva - Cooper Hospital- UMDNJ; Titulada em Medicina Interna – ABIM; Titulada em Medicina Intensiva - SCCM e AMIB; Mestre em Ciências Saúde -UFPI; Professora Medicina -Facid/Devry; Coordenadora UTi - Hospital de Terapia Intensiva.
  • Membro
    Professora Doutora do Departamento de Clinica Medica da Faculdade de Medicina da UFG; Coordenadora do Estágio Curricular em Urgência e Emergência da FM/UFG; Especialista em Medicina Intensiva; Especialista em Gastroenterologia e Hepatologia; Conselheira do CRM-GO; Membro da Câmara Técnica de UTI do CFM.
  • Membro
    Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991). Fez residência de clínica médica na Santa Casa de Belo Horizonte, residência em infectologia na Universidade de São Paulo. Mestrado em Infectologia e Medicina Tropical pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade de São Paulo (2000) e Livre Docência pela Disciplina de Anestesiologia, Dor e Terapia Intensiva da Universidade Federal de São Paulo. Tem título de especialista em Medicina Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira desde 1997. Foi Editora chefe da Revista Brasileira de Medicina Intensiva, revista oficial da Associação de Medicina Intensiva Brasileira e da Sociedade Portuguesa de Cuidados Críticos entre 2010 e 2015. Atualmente é professora adjunta livre docente e chefe do Setor de Terapia Intensiva da Disciplina de Anestesiologia, Dor e Terapia Intensiva da Universidade Federal de São Paulo. Sua área de atuação é a medicina intensiva, com ênfase em sepse, sendo atualmente coordenadora geral do Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS). É também membro do Comitê Executivo e do Comitê Científico da Brazilian Research in Intensive Care Network – BRICNet. Membro do conselho do International Sepsis Forum. Membro da diretoria (tesoureira) da Global Sepsis Alliance. Membro do board da Surviving Sepsis Campaing nas versões 2012 e 2016.
  • Membro
    Coordenadora da UTI do Hospital do Trabalhador da UFPR – Curitiba/PR. Diretora do CEPETI – Centro dos Estudos e Pesquisa em Emergências Médicas e Terapia Intensiva – Curitiba/PR. Presidente da AMIB – Gestão 2016-2017.
  • Membro
    Especialista em Medicina Intensiva TE/AMIB; Mestre em Ciências da Saúde; Responsável Técnico do CTI de Adultos do Hospital Regional de São José dos Campos- SP; Membro da Câmara Técnica de Medicina Intensiva do Conselho Regional de Medicina de São Paulo; Membro da Câmara Técnica do Conselho Federal de Medicina.
  • Membro
    Médico Intensivista Coordenador da UTI do Hospital Agamenon Magalhães, Recife. Médico diarista da UTI 6° Egas do Real Hospital Português e da UTI do Hospital Santa Joana. Coordenador do programa de Residência Médica do Real Hospital Português. Membro da Câmara técnica de Medicina Intensiva da Secretaria de Saúde de Pernambuco e do CREMEPE.
  • Associados: (11) 96663-9614
  • Cursos: (11) 99168-4391
55 11 5089-2642
Rua Arminda, 93, sétimo andar – Vila Olímpia São Paulo, SP CEP: 04545-100