Publicado em 25/09/20 às 17h15

AMIB comemora o Dia Internacional do Farmacêutico

Profissional é indispensável na equipe multidisciplinar da terapia intensiva

A terapia intensiva é uma atividade multidisciplinar e desde os anos 90 conta com a importante participação do farmacêutico intensivista. A presença desse profissional na UTI é fundamental para minimizar e evitar eventos adversos relacionados a medicamentos, banir erros de medicação, além de promover o uso racional de medicamentos, a redução de custos e contribuição para a melhora dos resultados clínicos, reduzindo o tempo de permanência na UTI e as taxas de mortalidade.

O maior desafio de ser farmacêutico intensivista é que todo paciente tem suas particularidades na resposta aos fármacos e os padrões estabelecidos nos bulários não são capazes de suprir a necessidade de muito desses pacientes”, comenta Michelle Silva Nunes, presidente do Grupo de Estudo de Farmácia da AMIB.

Michelle, no entanto, também revela que a profissão é bastante gratificante. “Nossa maior satisfação é a expertise quanto aos fármacos e quando nos dão a oportunidade de personalizar a terapia farmacológica desses pacientes de modo a obter resultados que melhore a sua qualidade vida ou promovam a cura”, diz a presidente.

A própria oportunidade de colocar em prática o cuidado farmacêutico é um grande incentivo para os profissionais escolherem a especialidade intensivista, acredita Michelle. “A maior motivação é a valorização dos profissionais na área pelo reconhecimento da sua importância pela equipe multiprofissional, pela própria AMIB, mas, principalmente, pelos pacientes e seus familiares”, afirma.

Entretanto, esse profissional nem sempre esteve junto à linha de frente da terapia intensiva. A presidente do Grupo de Estudo de Farmácia da AMIB diz que por muitos anos a profissão esteve restrita à área administrativa do hospital, quando muitos gestores não entendiam que medicamentos industrializados, utilizados conforme a bula, não garantiam a eficácia do tratamento sozinhos. “Hoje, apesar das dificuldades, muito mais pessoas entendem a necessidade e o papel do farmacêutico à beira do leito e nós sabemos que isso salva vidas. Nós temos hoje provas científicas de que esse trabalho impacta na redução de mortalidade na UTI e nada é mais precioso do que isso para os farmacêuticos intensivistas, é uma enorme satisfação e orgulho da nossa profissão”.

O Departamento de Farmácia da AMIB tem como objetivo desenvolver ações para auxiliar e apoiar o profissional do dia a dia de trabalho, além de promover conhecimento nas áreas de farmácia clínica e intensiva por meio de cursos, eventos, estudos e recomendações.

A AMIB parabeniza todos os farmacêuticos que recebem diariamente nossa admiração e valorização. Vocês são essenciais na construção contínua de um atendimento de qualidade aos pacientes.

  • Associados: (11) 96663-9614
  • Cursos: (11) 99168-4391
55 11 5089-2642
Rua Arminda, 93, sétimo andar – Vila Olímpia São Paulo, SP CEP: 04545-100