Publicado em 19/02/20 às 17h48

AMIB tem participação de destaque no congresso da SCCM

A Dra. Suzana Margareth Ajeje Lobo, Presidente, e o Dr. Hugo Corrêa Urbano, Diretor Científico, representaram a AMIB no 49º Congresso de Cuidados Críticos da Society of Critical Care Medicine (SCCM), que ocorreu entre os últimos dias 16 e 19 de fevereiro, em Orlando, EUA.

A Dra. Suzana Margareth Ajeje Lobo, Presidente, e o Dr. Hugo Corrêa Urbano, Diretor Científico, representaram a AMIB no 49º Congresso de Cuidados Críticos da Society of Critical Care Medicine (SCCM), que ocorreu entre os últimos dias 16 e 19 de fevereiro, em Orlando, EUA.

 

O evento, realizado em conjunto com a Federação Pan-Americana e Ibérica de Medicina Crítica e Terapia Intensiva (FEPIMCTI), além de outras entidades do setor, celebrou a Semana de Cuidados Críticos e serviu para debater sobre os problemas comuns enfrentados por profissionais intensivistas, além de fomentar a colaboração entre a equipe de cuidados intensivos para melhorar o atendimento de pacientes de UTI.

 

“O congresso foi uma excelente oportunidade para reafirmar as parcerias internacionais da AMIB, tanto com a SCCM quanto com a FEPIMCTI. Além disso, serviu para aprofundarmos as discussões com a entidade americana sobre um novo workshop que traremos para nossos associados em 2021 que com certeza será um sucesso”, disse a Dra. Suzana Lobo, Presidente da AMIB.

 

Na verdade, as atividades da AMIB relacionadas ao congresso começaram antes mesmo do início do evento. Nos dias 14 e 15 de fevereiro, a Dra. Suzana Lobo, o Dr. Hugo Urbano e o Conselheiro Consultivo da AMIB, Ederlon Rezende, se encontraram com o atual Presidente da SCCM, Lewis Kaplan, com sua Presidente Passada, Heatherlee Bailey, e com a Gerente da entidade americana, Rossy Hernadez; além dos membros da SATI - Sociedad Argentina de Terapia Intensiva, Nestor Raimondi e Ignacio Previgliano e representantes da FEPIMCTI para uma reunião de trabalho.

 

Ainda durante o evento, o Dr. Rodrigo Biondi, membro do Comitê de Cardiointensivismo e a Diretora do Científico no biênio 2018/2019 e atual Coordenadora de Cursos da entidade, Dra. Flávia Machado também tiveram destaque. A Dra. Flávia recebeu o Asmund S. Laerdal Memorial Lecture Award, oferecido pela SCCM e pelo American College of Critical Care por sua atuação na área de Sepse. Já o Dr. Rodrigo, tornou-se um dos 98 novos Fellows da SCCM em 2020, nomeação que reconhece os profissionais, pesquisadores, administradores e educadores que fizeram contribuições extraordinárias e colaborativas na área de terapia intensiva.

 

Outros destaques foram os Drs. Glauco Westphal, Coordenador do Curso DOTIN da AMIB, que apresentou os resultados de seu trabalho na área de doação de órgãos; e o Dr. Leandro Carvalho – Diretor Científico da SOMITI (Sociedade Mineira de Terapia Intensiva), que participou do primeiro projeto Datathon da SCCM, com dez equipes compostas por médicos intensivistas e cientistas de dados, desenvolvendo trabalhos usando uma base de 200 mil pacientes.

 

Confira mais sobre o congresso da SCCM nas fotos.


Nos dias 14 e 15 de fevereiro, os representantes da AMIB e da Federacíon Panamericana e Ibérica de Sociedades de Medicina Crítica y Terapia Intensiva - FEPIMCTI participaram de uma reunião no Congresso da Society of Critical Care Medicine – SCCM. Da esquerda para a direita: Rossy Hernadez - Gerente da SCCM, Hugo Urbano - Diretor Científico da AMIB, Lewis Kaplan - Presidente da SCCM, Heatherlee Bailey Presidente passada da SCCM, Dra. Suzana Lobo - Presidente da AMIB, Ederlon Rezende - Conselheiro Consultivo da AMIB, Nestor Raimondi e Ignacio Previgliano são membros da SATI - Sociedad Argentina de Terapia Intensiva 


Dr. Glauco Westphal - Coordenador do Curso DOTIN da AMIB, apresentou no congresso os excelentes resultados do trabalho na área de doação de órgãos
 

Dr. Leandro Carvalho (de camisa clara, no centro da mesa, próximo ao flipchart) – Diretor Científico da SOMITI (Sociedade Mineira de Terapia Intensiva), participou do primeiro projeto Datathon da SCCM


Dra. Flávia Machado, recebeu o prêmio Asmund S. Laerdal Memorial Lecture Award 
 

Dr. Rodrigo Biondi, novo fellow da SCCM em 2020



55 11 5089-2642
Rua Arminda, 93, sétimo andar – Vila Olímpia São Paulo, SP CEP: 04545-100