Publicado em 06/12/21 às 13h45

Nova diretoria da AMIB 2022-2023

“Quando olhamos para o futuro, podemos ver que o cenário epidemiológico e econômico acelerou o futuro da medicina intensiva. É nosso dever lutar pela equidade no acesso à terapia intensiva. Precisamos com urgência cuidar dos intensivista, do profissional de saúde e precisamos garantir que respostas futuras às catástrofes sejam baseadas na ciência. Meus votos de sucesso ao Dr. Marcelo Maia e toda nova diretoria.” Com essas palavras, a Dra. Suzana Lobo, Diretora Presidente da AMIB Biênio 2020 – 2021, encerrou seu discurso na cerimônia de posse da nova diretoria da AMIB para a gestão 2022-2023.

O evento, realizado no último dia 3 de dezembro, na Casa Petra, em São Paulo, reuniu aproximadamente 130 convidados.  Entre as autoridades presentes, o Dr. Hiran Manuel Gonçalves da Silva, Deputado Federal, Presidente da Frente Parlamentar Mista da Medicina, Vice-líder do governo no congresso e Vice-presidente do partido Progressistas, o Dr. Jean Carlo Gorinchteyn, Secretário da Saúde do Estado de São Paulo e Sr. Gilvan Máximo, Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal, além de representantes do Conselho Federal de Medicina-CFM, da Associação Médica Brasileira-AMB, Federação Nacional dos Médicos-FENAM e do Sindicato dos Médicos-SINDMÉDICO do DF, e do CRM do DF, além de sociedades parceiras, parceiros de negócios, fornecedores, convidados e colaboradores. “Podemos afirmar que o evento foi um sucesso de público. As autoridades convidadas marcaram presença, isso sem dúvida evidencia o prestígio da AMIB e de sua diretoria”, comenta Aparecida Ferreira de Freitas, Gerente Administrativo-Financeiro da AMIB e responsável pela organização do evento.

Ainda em seu discurso de despedida da presidência da entidade, a Dra. Suzana Lobo, que agora segue como integrante da nova diretoria (abaixo), fez questão de destacar alguns dos aprendizados de sua gestão. “Após dois anos de mandato, atravessando uma pandemia sem precedentes, aprendemos que mais do que nunca as decisões clínicas devem ser direcionadas pela eficiência, pelo cuidado humanizado e pela ciência. Aprendemos a importância da colaboração com outras sociedades e entidades e, mais ainda, aprendemos a importância da saúde pública e do SUS e que devemos estar preparados para novos desafios, com planos sólidos”, afirmou.

Após a Dra. Suzana Lobo ter transmitido o cargo de presidente da AMIB para o Dr. Marcelo Maia e da assinatura do Termo de Posse, coube ao Dr. Ederlon Rezende, atual presidente do Conselho Consultivo, entregar ao Dr. Marcelo Oliveira Maia, a medalha de Presidente da AMIB, oficializando, assim, sua posse no comando da entidade para os anos de 2022-2023. Em seguida, os membros da nova diretoria foram convidados ao palco para serem apresentados e homenageados.

O ponto alto da solenidade ficou reservado ao discurso de posse do novo presidente. Em uma fala cheia de emoção e gratidão, o Dr. Marcelo Maia fez questão de agradecer a todos os presentes, autoridades, diretores atuais e passados, parceiros da AMIB, colaboradores e, em especial, seus familiares. “A gratidão é o único tesouro dos humildes. As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo.”

E por falar em encarar o futuro, em seu discurso, o novo presidente deixou claro os principais objetivos de sua gestão à frente da entidade (abaixo), além de já fazer menção ao XXVII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, que acontecerá em Brasília, entre os dias 10 e 12 de novembro de 2022, sob o tema “Cuidado Intensivo centrado no paciente e família”. E, em um momento de grande emoção, ele recordou todo esforço, dedicação e trabalho contínuo e exaustivo dos intensivistas ao longo da pandemia. “A nós, não couberam escolhas, permanecer na segurança de nossos lares não foi a opção, atuar na linha de frente foi nossa causa e lutar pela vida nosso objetivo maior. Desta forma, queremos deixar uma palavra de respeito, afeto e solidariedade para os colegas que deixaram a segurança dos seus lares e compuseram a linha de frente das UTI Brasileiras. A cada um de vocês, nosso reconhecimento e gratidão.”

Consciente da enorme responsabilidade que assume agora, o novo presidente da AMIB, reforçou sua disposição em atuar junto com todos, em uma gestão compartilhada, valorizando o trabalho em equipe, o diálogo e a cooperação. “Prontos para servir, tudo faremos para sedimentar a Terapia Intensiva em que acreditamos, para fazer respeitar e valorizar os direitos dos pacientes, famílias e dos profissionais. Convido a todos os Intensivistas a participarem de forma ativa na vida da AMIB, uma forma de, também, comprometer-se com o país e com a saúde de todos nós. Juntos somos mais fortes. Vamos ao trabalho!”

DIRETORIA EXECUTIVA AMIB 2022-2023

Dr. Marcelo de Oliveira Maia                       Diretor Presidente

Dr. Marcelo Barciela Brandão                     Diretor Vice-Presidente

Dr. Cristiano Augusto Franke                     Diretor Secretário Geral

Dra. Carmem Sílvia Valente Barbas            Diretora Científica

Dr. Licurgo Pamplona Neto                         Diretor Tesoureiro

Dra. Suzana Margareth Ajeje Lobo             Diretora Presidente Passado (2020-2021)

Dra. Patrícia M. Veiga de Carvalho Mello   Diretora Presidente Futuro (2024-2025)


DIRETORIA EXECUTIVA AMIB 2022-2023

PRINCIPAIS OBJETIVOS

  1. Buscar um modelo centrado na gestão do conhecimento, valorizando os profissionais da saúde, garantindo melhores condições de trabalho, salvaguardando a dignidade e o exercício profissional.
  2. Fomentar o acesso a plataformas tecnológicas de informação e bases de dados, amparadas na melhor evidência científica e promover a formação e aprimoramento profissional.
  3. Atuar junto aos órgãos governamentais na busca de parcerias e desenvolvimento de recursos técnicos e humanos, com objetivo de atingir uma assistência de excelência.
  4. Estreitar a parceria, baseada no Termo de Cooperação entre a AMIB e o Ministério da Saúde, iniciada na gestão do Dr. Ciro Leite e consolidada na gestão da Dra. Suzana Lobo;
  5. Priorizar o cuidado humanizado em UTI, que passa obrigatoriamente pela valorização e atuação das equipes multiprofissionais e esta será uma das grandes marcas de nossa gestão.
  6. Pesquisa qualitativa e quantitativa, esperada há muitos anos por todos nós, realizaremos esse levantamento como forma de entender melhor os pensamentos, opiniões e demandas de nossos Associados.
  7. Fortalecer e ampliar as ações realizadas em gestões anteriores, dando continuidade à “Campanha Orgulho de Ser Intensivista’’, como forma de valorização e reconhecimento do trabalho incessante dos Intensivistas.
1/11
carregando...
carregando...
carregando...
carregando...
carregando...
carregando...
carregando...
carregando...
carregando...
carregando...
carregando...
1/11
carregando...
carregando...
carregando...
carregando...
carregando...
carregando...
carregando...
carregando...
carregando...
carregando...
carregando...
  • Associados: (11) 96663-9614
  • Cursos: (11) 99168-4391
55 11 5089-2642
Rua Arminda, 93, sétimo andar – Vila Olímpia São Paulo, SP CEP: 04545-100