Publicado em 07/11/21 às 17h31

Procedimento operacional padrão - POP - de Higiene bucal pediátrico e neonatal e a 3ª revisão do POP de Higiene bucal UTI adulto

O Departamento de Odontologia e de Enfermagem, gestão 2020/2021, promovem o lançamento inédito do procedimento operacional padrão - POP de Higiene bucal pediátrico e neonatal e a 3ª revisão do POP de Higiene bucal UTI adulto. A Dra. Alessandra Figueiredo de Souza (MG) presidente do Departamento de Odontologia destacou a importância de dissociar os POPs de Higiene bucal adulto e pediátrico publicado até o momento pelas diferenças existentes entre as duas populações. Existe uma complexidade da formação do biofilme bucal do nascimento à vida adulta que precisava ser abordada em suas recomendações. A estratificação da idade direcionou diferentes condutas de acordo com a maturação do biofilme, inclusive da utilização de soluções antimicrobianas. Os trabalhos foram realizados pelos coordenadores Dra. Lilian Passeti (PR) e Fernando Baeder (SP) que puderam contar em seu grupo professores doutores e especialistas da área que por sua vez, trouxeram a ciência baseada em evidência para as melhores práticas. 

Na Enfermagem, houve a mobilização e o trabalho de todo o Departamento AMIB, que dedicou inúmeros encontros, reuniões e discussões para que o POP apontasse as principais e atuais evidências científicas, contemplando as ações dos profissionais de enfermagem nos cuidados de higiene oral do paciente crítico. Parabenizo o trabalho conjunto dos Departamentos de Enfermagem e Odontologia, pois a saúde bucal é de suma importância e não pode ser negligenciada. Para nós, profissionais de enfermagem, é fundamental que este cuidado seja reconhecido como parte do processo de cuidar e como prática preventiva que minimiza agravamento da saúde do doente hospitalizado, destacou a Presidente do Departamento de Enfermagem, Dra. Renata Pietro.  
A 3ª revisão do POP de higiene bucal UTI adulto foi coordenado pelos Dr. Antônio Moura (PE) e Dr. José Augusto Silva Santos (SE). Os documentos foram aprovados pela atual diretoria executiva Dra. Suzana Lobo, Dr. Hugo Urbano e Dr. Ricardo Sidou mencionando a importância dos documentos e servir de referência a outras instituições. 

Confira os documentos:
Procedimento Operacional Padrão – Higiene Bucal Adulto
Procedimento Operacional Padrão – Higiene Bucal Neo/Ped

  • Associados: (11) 96663-9614
  • Cursos: (11) 99168-4391
55 11 5089-2642
Rua Arminda, 93, sétimo andar – Vila Olímpia São Paulo, SP CEP: 04545-100